11.10.16

AUTO ESCOLA: PASSO A PASSO + DICAS

11.10.16

A muito tempo eu queria tirar minha habilitação, quando finalmente o dia chegou, surgiram varias duvidas de como era o processo. Do que eu deveria fazer fazer, de quanto tempo levava, e tudo mais.

Conversando com algumas amigas percebi que as duvidas delas eram as mesmas que as minhas, então decidi fazer esse post para tentar explicar um pouquinho do que é o processo para se ter sua CNH (carteira nacional de habilitação). Vou explicar como foi comigo (está sendo no caso kkk), pode ser que com você seja diferente, mas nem será tão diferente assim.

O primeiro passo e procurar um Auto Escola, daí vai da sua vontade, pode pesquisar por referencia, por preço,não importa o qual vai ser o seu critério para escolher, só importa que você escolha uma que te agrade. Nessa auto escola vão te dar um coisa chamada DUDA(uma taxa que o Detran cobra) que está no valor de R$253,94. Depois de pagar o DUDA é necessário que você vá até um dos postos do Detran para fazer seu cadastro bonitinho, recolher a digital e tirar a foto.Feito isso serão marcados seus exames médico e o psicológico. Que também são pagos, mas o valor vai depender do local que você mora, por aqui foi no valor de R$170,00.

Feito os exames e matriculado na auto escola, começa a saga (já começou lá no primeiro passo, mas okey!). Você vai precisar fazer 45 horas de aula teórica, que estão dividas em: 18hrs de legislação*, 16hrs de direção defensiva, 4hrs de primeiros socorros , 3hrs de mecânica básica  e mais 4hrs de meio ambiente . Feito todas as aulas vem a hora de marcar sua prova teórica, em que você precisa acertar mais de 21 questões para ser aprovado. 

Uma coisa que ajuda muito para a prova teórica é fazer os simulados online do Detran (AQUI). Mas lembrando que esse é do Rio de Janeiro, procure o site do Detran do seu estado. 

Passou? Comemorou? Agora vamos pro segundo round! Você precisa fazer agora 25 aulas praticas(é aqui que você aprende a ser piloto de fuga, tipo velozes e furiosos kkkkkkk iludida eu estava). Dessas aulas, 4 são noturnas, 5 são obrigatórias no simulador (parece aqueles simuladores de corrida do shopping). E então é marcada sua prova. É bom lembrar que você precisa sempre chegar uma hora antes em todas as provas. 

Passando nessa prova, você vai receber uma permissão para dirigir, ou como chamam, carteira provisoria. Depois de um ano com essa permissão você poderá finalmente pegar a sua CNH definitiva. Ufa! Muita coisa né kkkk.







Mas para tornar sua caminha mais fácil, aqui vão algumas dicas:

- Fique atento aos horários das ailás, chegue sempre com antecedência: Vi muita gente perder aula por conta de 3 ou 5 minutos. E cada aula perdida gera uma multa na sua matrícula, pra que gastar dinheiro a mais, quando a solução mais prática seria chegar 10 minutos antes ?

- Fique atento aos vencimentos do seus documentos : Para cada processo tem uma prazo, que normalmente dura entorno de um ano. Cuidado para não deixar passar de mais e começar a Auto Escola com seu processo a ponto de vencer.

- Tenha um bom relacionamento com os instrutores: Esse é importante, apesar de ser ignorado por muitos. Os instrutores sempre tem boas dicas, e estão sempre dispostos a ajudar você.  Seja simpática e gentil, são humanos como você. 

- Mantenha a calma nas provas: Na prova teórica, mantenha a calma, leia atentamente as questões,  fique atenta aos detalhes.
Na prova prática, foque no que está fazendo, fique calmo, não se distraía com qualquer coisa.



*Lembrando que esse é o processo aqui no Rio de Janeiro. Talvez no seu estado tenha alguma alteração! 

E aí gostou do post? foi útil pra você? Que tal compartilhar com as amigas que estão querendo tirar a CNH! E me diz como foi pra você aí nos comentários =)

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Só de ler o post já fiquei nervosa uahuahuah, acho que vai ser a pior parte pra mim: manter a calma kkkkkk. Gostei muito das dicas, e foi legal ter ideia de como funciona, eu não sabia que tinha tantos passos assim D: foi uma boa preparação <3 Arrasou no post e na vida tirando a carta né? ahuahua Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah vamos dar varias voltas amiga! Que bom que ajudei, e vê se tira a sua logo ein! kkkk

      Obrigada pela visitinha, volte sempre!

      Excluir
  2. Primeira impressão do seu blog: CARAMBAAAAA QUE BLOG MAIS MARAVILHOSO OLHA ESSE LAYOUT PQP <3
    hahaha sério, muito lindo e organizadinho, parabéns!
    Quanto ao post, passou uns flashes de memória na minha mente da época que tirei carteira de motorista. A parte teórica foi bem tranquila, mas a prática... Só passei depois da 3ª! hahaha eu ficava super nervosa e a minha cidade é cheia de ladeira. Sério, uns morros cabulosos... Mas deu tudo certo. Amei as dicas!
    Beijos
    www.ouviporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxi muito obrigada, foi pensado e feito com muito amor rs'
      A teórica foi bem tranquilinha mesmo, mas estou bem tranquila para a pratica também! O importante que passou, né kkkk!

      Obrigada pela visitinha, volte sempre!

      Excluir
  3. Boas dicas! Eu não sei dirigir, também tenho um certo receio mas eu queria ano que vem se as coisas melhorassem tentar tirar minha CNH sabe. Se o Estado me pagar eu estou pensando em começar a procurar, ver preços, os horários disponíveis. Seria muito bom pra mim. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim e deixa o medo de lado!

      Obrigada pela visitinha, volte sempre!

      Excluir
  4. Eu to enrolando com a auto escola já tem um tempo, mas parece que sempre surge uma prioridade rs. Nao sei como vai ser minhas aulas de primeiros socorros, só sei que preciso perguntar se eles liberam, caso contrário, adeys carteira uhaduh. Tenho pavor mesmo. Tuas dicas foram ótimas e vou guarda-las como bons conselhos ❤ Já tinham me avisado sobre o simulador e, na minha opinião, não passa de um meio de ganharam dinheiro em cima disso, infelizmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho o simulador desnecessário, só nos prende mais tempo... Mas fazer o que né, tem que fazer =\

      Obrigada pela visitinha, volte sempre!

      Excluir
  5. esse post é de utilidade pública! haha :D vou tirar carteira daqui um tempo (medo!), e não fazia a menor ideia do que fazer. não sou muito ligada nessas coisas...

    o post ficou ótimo, super explicado e específico <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda! Não tenha medo, e preste muita atenção. Você vai tirar de letra!

      Obrigada pela visitinha, volte sempre!

      Excluir
  6. Acho que é a minha primeira vez aqui e eu já amei. Nem me fale sobre CNH. Já fiquei nervosa só de ler o post haha Eu preciso tirar a minha, mas acho que só no inicio do ano que vem. Eu não sabia que tinha tantos passos assim. Haja coração e paciência. Vou parar de enrolar e partir para o meu carro hahah
    É claro que vou compartilhar esse post. É de utilidade pública mesmo! Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoa! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Não brinca com os meus sentimentos! Não fique nervosa, é só ter bastante atenção. Espero ter ajudado!

      Obrigada pela visitinha, volte sempre!

      Excluir
  7. Nossa que me deu até um frio na barriga lembrando da época em que tirei minha habilitação, foi legal porque fiz auto escola com meu namorado, a prova teórica foi ok também...mas a prática, acho que nunca fiquei tão nervosa na vida!

    ResponderExcluir
  8. Meu sonho é aprender a dirigir, seu post vai me ajudar muito quando eu estiver me sentindo pronto para aprender. Beijos do Deivy!

    ResponderExcluir
  9. Meu namorada está fazendo, não vejo a hora de fazer !

    www.sindromedoluxo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Meu deus, adorei seu post! Faço 18 ano que vem e estou louca para tirar a minha carteira. Obrigada pelas dicas! :)


    Beijo!
    Cami.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
  11. Amei o post!
    Passei por esse processo quando meu namorado tirou a CNH dele e eu achava que jamais teria coragem de dirigir. Uns dias atras eu dirigi pela primeira vez na vida e a sensação é maravilhosa, mas embora ainda morra de medo de transito já é um passo pra começar a pensar em tirar a minha!
    Arrasou no post, amei as dicas!
    Um beijo e sucesso

    ResponderExcluir
  12. Tenho 17 anos faço 18 ano que vem e já estou super ansiosa para tirar a minha CNH, não sabia dessa obrigatoriedade de fazer 4 aulas noturnas, sera que isso é em todos os estados? Adorei as dicas, seu blog é muito lindo estou seguindo <3 sucesso, beijos!

    umolharcriativo.com

    ResponderExcluir
  13. Completei esse ano 18 e ja quero minha carta.
    Minha mãe reprovou 2 vezes. é dificil a prova nega?

    bjs

    gordinhaestilosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas, também estou querendo tirar carteira há bastante tempo. Sempre arrumo um pretexto para deixar para depois.

    http://aninhacastroblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. ahh eu também to querendo tirar e suas dicas foram essenciais. Obrigada e parabéns <3
    Adorei o seu blog e to seguindo pra acompanha de pertinho. Beijosss
    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir

Thay Minda ♡ 2016 © Todos os Direitos Reservados - thayaneminda.tm@gmail.com

Design & Desenvolvimento com ♡ por Moonly Design
Blogger Widget